9 de fev. de 2018

[Doramas] 6 motivos para assistir Because This is My First Life

Como comentado no Top 3 de Doramas de 2017, foi nesse ano que passou que eu comecei a ver os dramas e muitos foram os que me cativaram. Com um enfoque especial naquele que me surpreendeu e foi além do que eu esperava, porém, e como prometido naquele mesmo post, cá estou para trazer 6 motivos pelos os quais você, caro leitor, deveria dar uma chance à Because This is My First Life.

Título: Because This is My First Life
Título Original: 이번 생은 처음이라
Gênero: Romance, comédia
Emissora: tvN
Episódios: 16
Ano: 2017
País: Coréia do Sul
Sinopse: Nam Se Hee e Yoon Ji Ho só possuem uma coisa em comum: estarem na casa dos trinta. Vivendo tranquilo em um apartamento com sua gata, a vida dele se resume a trabalhar para pagar a hipoteca do imóvel e poder viver o resto de sua vida ali, sem maiores preocupações. Já a dela, se encontra em perigo de retornar à cidade natal para morar com os pais após ficar sem ter onde morar. A situação em que se encontram não é das melhores, mas percebem que, juntos, podem contribuir de igual para igual: ela por ter onde morar ao dividir o apartamento com ele em troca de ajudá-lo com a hipoteca como aluguel. Isso tudo, claro, por entre um contrato de casamento falso com validade de dois anos. Obs: sinopse elaborada por mim. ;)

1.Enredo clichê mas que surpreende

🌼 Parece contraditório afirmar isso, mas como boa amante de clichês, foi com uma surpresa muito positiva que percebi a história tomar rumos diferentes e mais aprofundados do que a sinopse dava a entender. No fim das contas, vai além de um enredo sobre contrato de casamento por uma mera conveniência e começa a mostrar vários sub-plots um tanto inesperados mas que não fazem da história cansativa, muito pelo contrário; chegam até a prender tanto quanto a premissa inicial, e nos permitem, inclusive, conhecer mais dos personagens secundários e ter uma visão mais ampla ainda da história como um todo e o ambiente que os cerca.

2.Personagens bem interpretados que chegam a ser reais

🌼 Confesso que, antes de qualquer coisa, eu queria mais ver esse drama pela presença da Jung So Min no elenco principal. Desde D-Day, drama já falado aqui, gostei muito da atuação dela e fiquei logo interessada ao vê-la no mais novo drama da tvN, e da mesma forma que no outro citado, ela brilhou igual ou até mais em Because, encaixando certinho na personalidade calma, fofa e carismática de Yoon Ji Ho, sem deixar a seriedade de lado quando necessário também, acabando por me fazer identificar-me um pouco com a personagem em alguns momentos. 

Ao lado dela, Lee Min Ki interpretava seu então par romântico, Nam Se Hee, e se antes eu sequer conhecia o ator, muito menos seus trabalhos, gostei muito da forma como ele caracterizou tão bem o protagonista. De forma natural, ele conseguiu dar vida ao personagem de tal forma real que conseguiu expressar suas emoções e pensamentos mesmo por entre a postura aparentemente inquebrável de inexpressividade e frieza do homem que só mostrava um pouco do seu lado carinhoso e atencioso à gata que tem quase como uma filha (e que, por vezes, também rouba a cena no drama pela sua fofura). A combinação dele com a Ji Ho, inicialmente tão estranha pelas diferenças que possuem, acaba se desenvolvendo em algo tão fofo, cheio de respeito e apoio, que só deixa tudo ainda mais lindo de se acompanhar e, posteriormente, de parabenizar aos atores.

Mas uma boa história não se faz apenas com bons protagonistas, e por isso Because This is My First Life se destaca tanto pra mim. O elenco de co-protagonistas e secundários, responsáveis por desde familiares, amigos e colegas de trabalho dos protagonistas, teve interpretações tão fortes que, por vezes, conseguiam roubar a cena pra eles por alguns minutos. Destaques para Esom e Kim Ga Eun, nos papéis respectivos de Woo Soo-ji e Yang Ho-rang, amigas de Ji Ho, e Park Byung-eun e Kim Min-seok como Ma Sang Goo e Sim Won-seok, colegas de Se Hee. Formando casais entre si, cada qual possui um pano de fundo que vai sendo explorado aos poucos no drama e é uma mistura tão intensa e real de personalidades distintas, que é impossível não se identificar pelo menos com um deles e se deixar envolver pelos demais. Um elenco realmente de mérito!

3.Casal protagonista cativante

🌼 Parece um tópico muito resumido para se destacar, mas a verdade é que, bem mais do que eu esperava, o casal protagonista do drama me envolveu de forma única. Se eu tinha certo pé atrás devido a personalidade mais introspectiva de Ji Ho e Se Hee, bem como pela postura diferente com o qual cada um se comportava socialmente, ele mais fechado e recluso, ela mais solta e divertida, tão logo passei do segundo episódio esse receio já estava caindo por terra.

Chega a ser incrível e por vezes divertida a forma como ambos começam a se relacionar, inicialmente distantes, quase como meros conhecidos mesmo durante o processo de casamento contratual, até aos poucos evoluir para algo próximo de colegas e amigos. E quando o romance começa a surgir, então, é legal destacar que o respeito, tão presente no início, continua muito forte entre eles, de forma que ambos conversam e interagem sem invadir o espaço um do outro. Outro fato que me cativou no romance deles é a forma como, mesmo com o desenvolver do romance, eles não perdem a personalidade e trejeitos de outrora; mudanças acontecem, principalmente de atitudes em alguns momentos e situações, mas eles continuam mantendo a essência dos primeiros episódios. Se Hee, especialmente, continua com o jeito às vezes desengonçado socialmente e por continuar alguém sem muitas expressões e grandes falas, mas ainda agindo e interagindo de forma muito fofa e companheira com Ji Ho e mesmo com os principais amigos que rodeiam o casal.

4.Relações, sobretudo de amizade, de real companheirismo

🌼 E mesmo cotado como romance, o drama certamente ganha muitos pontos por, antes disso, falar sobre relações de amizade que, diferente de muitos dramas, passam longe de algo superficial apenas para constar no roteiro da trama. Pelo contrário, são relações tão bonitas e reais, que me encantaram em diversos momentos e que a cada episódio só me convenciam mais de sua veracidade, em especial a de Ji Ho com Soo Ji e Ho Rang. Esse trio de mulheres recém-chegadas à casa dos trinta possui personalidades tão distintas entre si, mas se completam e se apoiam de uma forma tão única e firme que as tais diferenças de outrora logo mais não passam de um mero detalhe. 

5.Temas atuais

🌼 Mas para quem acha que doramas só ficam na mesmice de cenas e abordagens fofas, Because This is My First Life foge um pouco à essa regra. Com uma proposta mais atual, mas ainda dentro do comum das produções coreanas, o enredo margeia bastante temas um pouco mais sérios que permeiam os personagens, desde casamentos, e mais precisamente a realidade deste na Coréia do Sul, até chegar à discussão do papel da mulher na sociedade

Nesse primeiro, o tópico de casamento gira em torno principalmente de Ji Ho que, mesmo ao longo de um casamento falso, tem que se submeter a uma sogra que acha que toda e qualquer tarefa de casa deve ser apenas da mulher, como assim também pensava os pais da própria Ji Ho, e de Ho Rang, que se vê entre a pressão e o desejo de casar e ter sua própria família mas o namorado não se sente pronto para um passo tão sério. Em paralelo, Soo Ji, então focada na área profissional, trabalha em um escritório rico da região como secretária, e uma vez que frequentemente precisa acompanhar o chefe em reuniões, acaba sofrendo assédios contínuos sobre os quais não pode contestar por temer ser demitida.

É por entre situações como essas das personagens que, logo, outros temas começam a surgir em pauta, tomando por vezes bastante profundidade e gerando reflexões diversas, ao mesmo tempo em que elas, Soo Ji em especial, começam a lutar contra esses estereótipos e desrespeitos até dar a volta por cima. 

6.OST envolvente

🌼 Para fechar os motivos com chave de ouro, não posso deixar de citar a OST (trilha sonora) que foge do costumeiro, de solos e melodias mais firmes e agudas, para ser composta por melodias mais suaves e delicadas, algumas bem fofinhas, outras um pouco mais sérias, mas todas elas muito envolventes constituindo-se num total de nove partes onde cada uma tem seu charme próprio, dando, inclusive, direito à Jung So Min de cantar pela primeira vez e sua voz acabar por se encaixar muito no estilo da OST como um todo. A música acima é um exemplo do lado mais meigo da OST, muito xodó!

Enfim, esses são alguns dos motivos principais pelos os quais vocês devem dar uma chance à esse drama que surpreende por detalhes e estruturas novas mas sem deixar de lado o formato comum das produções coreanas que tanto amamos. A quem já o fez, conte o que achou dele, e caso sequer o conheçam, deem uma chance e depois voltem aqui para batermos um papo sobre ele. ;)

Beijos,
Sâmmy