8 de jun. de 2018

Muitas (e ótimas!) doses de amor e amizade em A Love So Beautiful

Quem me conhece sabe que não sou do tipo que maratona séries. Mesmo as que mais me prendem, é difícil eu conseguir ver mais do que três episódios no mesmo dia, e levando em consideração que muitos episódios de doramas duram mais de trinta minutos, quando não passa até de uma hora mesmo, é ainda mais difícil eu fazer isso com dramas. A grande ironia é que me vejo fazendo muito isso esse ano com dramas que me prenderam muito desde o início ou já nos episódios finais, e um desses exemplos recentes é o mais novo queridinho da minha lista de doramas favoritos.

A Love So Beautiful é um drama chinês, o primeiro concluído da minha listinha, aliás, e foi transmitido pela Tencent Video em 2017. Baseado no romance de Zhao Gangan, To Our Pure Little Beauty, conta com um total de 23 episódios de média de 30/40 minutos de duração e mais um episódio extra de menos de 30 minutos.


Atravessando diversos anos da vida dos protagonistas, o drama segue a personagem Chen Xiaoxi (interpretada por Shen Yue), uma garota que no auge dos seus quinze anos não é lá uma boa estudante, mas ama desenhar e tem muito talento para tal também. Desde pequena é apaixonada pelo vizinho do prédio onde mora, Jiang Chen (interpretado por Hu Yitian), agora estudante modelo da classe e um rapaz um tanto quanto frio e reservado que não leva a garota à sério. Ao lado dos amigos Lin Jingxiao, Lu Yang e Wu Bosong, eles enfrentam os anos de Ensino Médio entre encrencas e muito companheirismo até chegar o início da vida adulta, com muitas doses de romance e amizade.

Primeiro de tudo eu já começo dizendo que, como dado a entender no resumo acima, esse é um daqueles dramas em que acompanhamos a vida dos personagens por bem mais do que se percebe. A trama começa por volta de 2005 ou 2006, e estende-se até pouco além de 2013, então são quase dez anos de história nos quais nos envolvemos com os personagens e, mesmo num total razoavelmente pequeno de episódios para tanto tempo de enredo, nada soa apressado e mais parece como se tivéssemos acompanhado-os de muito mais perto. O carisma imediato de personagens como Xiaoxi e sua melhor amiga Lin Jingxiao foi uma das primeiras coisas a me prender logo de cara no drama, e muitas mais surgem conforme a história se desenvolve.

Mesmo ocupando uma das posições mais baixas no ranking do colégio, Xiaoxi é otimista, ativa e dedicada, principalmente quando diz respeito à se aproximar de Jiang Chen. Fora isso, ela também é uma desenhista muito talentosa, e sempre vemos os seus rascunhos aqui e ali durante a trama. Um tanto desastrada e distraída em alguns momentos, o que me levou a sinceramente identificar-me com ela em vários momentos, mesmo quando sua insistência com o rapaz ficava irritante. Nesse paralelo, Jiang Chen é um daqueles personagens que duvidamos, à princípio, que possamos vir a gostar, mas ele acaba cativando o expectador de forma tão sutil que, se bobear, mesmo com eventuais evasões às tentativas de Xiaxi, eu posso ter me encantado por ele mais do que ela. Após ter perdido o pai quando criança e estar morando sozinho há um bom tempo desde que a mãe e o irmão caçula foram morar em outra cidade e mantém um contato bem vago, ele se acostumou a ser reservado e sua frieza por vezes não é de todo intencional, mas muito mais o reflexo da própria distância que ele tinha com o pai e continua tendo com a mãe, e é ao dar, pouco a pouco, aberturas para a amiga que ele conseguirá se abrir para si próprio também ao longo do drama.

Depois dos protagonistas, temos também o elenco de amigos que faz o drama ser ainda mais incrível e envolvente! Começando por aquele que rodeia o casal principal e que muito corre risco de cair na tão conhecida friendzone, Wu Bosong. Nadador já sete vezes premiado, ele é recém-chegado ao colégio mas logo de cara se depara com Xiaoxi e a simpatia pela garota logo vira algo mais. Sempre fazendo de tudo por ela, mesmo até o que ela não pede, Wu Bosong está sempre ao lado de Xiaoxi quando ela precisa e mesmo tendo problemas em casa e com o esporte que pratica, nunca deixa de colocar um sorriso no rosto, animar aqueles que ama e enfrentar de cabeça erguida tudo que lhe surge. Foi certamente um dos personagens que mais me cativaram no drama, pela simpatia e humildade de sempre, e que inclusive nos momentos que parecia estar prestes a enfrentar Jiang Chen por Xiaoxi, nunca deixou a amizade do grupo ser abalada por conta disso.

Após ele, segue-se o segundo casal da trama, composto pela melhor amiga de Xiaoxi, Lin Jingxiao e Lu Yang. Certamente a dupla mais distinta do drama, por ela ser também aluna modelo, forte e determinada, e ele um tanto frágil por ter problema de coração, geek e às vezes tão bobo e desastrado como Xiaoxi, mas que mesmo com as diferenças fazem um casal lindo. Lu Yang se apaixonou à primeira vista pela moça ainda entre os dois primeiros episódios e desde então almeja declarar-se para ela, que por outro lado, só tem olhos para o professor/médico do colégio. Diferente do romance principal, o amor deles acontece um tanto antes, mas isso não significa que demore menos, principalmente devido eventuais imprevistos que acontecem no terceiro ano escolar. Foi um casal pelo o qual torci muito e é lindo de ver os pequenos detalhes de amor rodeando-os. Jingxiao também foi uma das minhas personagens preferidas do drama, sempre apoiando e ajudando os amigos sem medir esforços, além de ser uma figura feminina de muita determinação e nenhum tipo de frescura, sendo sempre tão direta e durona quando necessário.


Esse foi, de longe, um dos dramas mais divertidos e apaixonantes que já vi. A história começa sem grandes pretensões, mas vai se desenvolvendo por entre um e outro temas mais profundos até o expectador se ver completamente imerso nessa turma. Eu ri alto em alguns momentos, emocionei-me em outros, e suspirei em outros tantos. Ressalto também que diferente do que a sinopse possa soar ali em cima, esse não é mais um daqueles dramas em que, por estar apaixonada, a garota se submete à tudo pelo rapaz. Xiaoxi até tem seus momentos de insistir de maneira irritante, mas também sabe se afastar e se dar o valor quando Jiang Chen não coopera, e é quando ele próprio tem de aprender a reconhecer a amiga que ela é e o que pode ou não sentir por ela, para então dar seu próprio passo até à moça também. Então nada de apenas um agir na relação, mas sim os dois, cada um a seu modo e tempo, e foi mais uma das coisas que me fez amar a história.

Assim, com o passar dos episódios, vemos o grupo de amigos crescer, não apenas em questões amorosas, mas profissionalmente e mesmo com relação à família, e é lindo ver esse processo. Desde a aprender a lidar com os próprios sentimentos à conviver com outras pessoas, bem como saber reconhecer e valorizar as coisas boas da vida e aqueles que os amam, é todo um crescimento que se segue muito palpável e o qual não vemos os episódios passarem de tão envolvidos que estamos na história. Um drama muito gostoso de ver e até hoje, já meses depois de eu ter visto, ainda me deixa saudades dos personagens e vira e mexe eu volto para rever. ❤️

Beijos,
Sâmmy