7 de jul. de 2018

Minhas 8 leituras do mês de Junho/2018

Pouco mais de um mês após o último post dessa coluna, finalmente apareci com ela novamente. A razão por não tê-la feito sobre as leituras de Maio é que havia tido apenas duas leituras naquele mês e ambos os livros já se encontram resenhados aqui e aqui. Esse mês de Junho, por outro lado, praticamente triplicou de leituras, com duas de Maio terminadas logo no começo do mês e as demais começadas e concluídas rapidamente. Sem mais delongas, bora lá conferir? ;)

A Ameaça Invisível (Anômalos #2)
de Bárbara Morais 

Foi em 2016 que li o primeiro livro dessa trilogia cujo gênero, distopia, normalmente não me atrai tanto ou prende, mas a premissa base me instigou bastante e após ter amado o primeiro, enfim tive a oportunidade de continuar a trilogia esse ano e, puxa, que sequência incrível! Muitas doses incríveis de ação mescladas com drama e uma pitada de romance aqui e ali, mas sempre com muito debate por trás sobre preconceitos, diferenças e política, de formas que, mesmo no contexto de Sybil e os anômalos como ficção, tem muito da realidade em que vivemos, e tudo isso sem soar cansativo ou exagerado, é tudo na medida certa e a narrativa da autora continuou ágil e envolvente. Quero muito ler o terceiro e último livro, mas já recomendo muito essas leituras!

de Fê Friederick Jhones

Mais um amor de livro, assim como o anterior, leitura iniciada em Maio mas só concluída em Junho. Eu tinha esse ebook há tempos no meu kindle pego em alguma promoção na Amazon, mas ainda não havia dado uma chance e enfim o fiz; minha surpresa não poderia ter sido mais positiva ao vivenciar e entender as emoções e elogios que todos usavam para se referir à essa história. Foi uma daquelas leituras de aquecer o coração, fazer rir, suspirar e chorar na mesma medida, com um romance lindinho cujos protagonistas, antes mesmo de serem um casal, muito me emocionaram e envolveram pela amizade forte e linda que tinham um pelo outro. Resenha em breve! Ah, e após ele acabei lendo também um conto da autora que nos situa na vida da protagonista ao completar 30 anos, ou seja, bem antes da trama do livro, mas que mesmo assim foi uma leitura divertida e bem rápida. Recomendo para ser lido antes de Imã de Traste. ;)

Clichê 
de Carol Dias

Mais um livro que eu tinha no meu kindle há tempos e queria muito ler mas nunca tomava impulso... até agora! Pelas opiniões que lia sobre ele, eu já esperava gostar porque romance é a minha cara, ainda mais com um título desses. Finalmente, gostei sim e muito do livro, encontrando um romance muito fofo e envolvente, mas que, mais ainda, me surpreendeu positivamente porque o mocinho, então chefe da prota e CEO de um conglomerado de empresas muito famoso e ricaço, era um homem cheio de carisma, meigo, bem família, respeitador e muito amigo, fugindo daquele padrão que tanto se tem de mocinhos ricos que são idiotas, sabe? E a protagonista também não fica atrás; mesmo com suas inseguranças eventuais, é uma moça que se impõe e quando toma a frente de algum projeto ou responsabilidade deposita sua dedicação ao máximo, além de também ser muito simpática e divertida. Me diverti demais com eles dois e as crianças da trama! Resenha em breve também!

de Carol Dias

E foi assim, após ler Clichê e conhecer o arredio Carter Manning e um brevíssimo relance de sua assistente Bruna, que acabei adquirindo imediatamente o ebook de Inversos na sequência e lendo-o em menos de um dia. Foi questão de horas, na verdade, e só não o fiz mais depressa porque não pude com imprevistos do dia-a-dia mesmo, rs. Mas, enfim, eu gostei dessa história também, ainda que menos que de Clichê; foi ótimo conhecer melhor o Carter e ver de forma mais clara seu lado amoroso quando com crianças, como já era descrito de ter pelo irmão no livro anterior, ainda que tenha levado bons capítulos entre inúmeras irresponsabilidades e irritações constantes de Bruna e de nós leitores com relação à ele. Mas, novamente, gostei da mocinha e sua postura firme e taxativa, fosse assumindo os preparativos da turnê do rapaz e mais ainda tentando incutir juízo ou um mínimo de bom senso na mente do cantor. Não foi uma leitura tão prazerosa quanto Clichê porque o Carter me tirou do sério diversas vezes, mas foi uma narrativa igualmente envolvente e fluida como no outro, e o final também foi bom, então valeu a pena mesmo assim.

Entre Amigos
org. Giuliana Sperandio

E como nem tudo são flores, eis uma das minhas leituras mais complicadas do mês. Eu tinha sinceramente muitas expectativas para essa antologia logo que ela saiu, fosse por ter autores que eu gosto muito, fosse pelo simples fato de ter a amizade como tema principal. Eu esperava me emocionar, chorar, rir e sorrir muito com as histórias, mas o que encontrei de fato foram três ou quatro contos de que gostei e os demais que me deixaram num impasse terrível. Eu sei que eu sou a romântica incorrigível e por isso mesmo sempre sou a primeira a amar histórias de amigos que se apaixonam, fato, só que nessa leitura em especial eu esperava encontrar apenas histórias de amigos, e talvez essa expectativa em especial tenha sido meu erro. Porque, quando as histórias não estavam saindo da amizade e indo pros romances, alguns até explícitos além do que eu podia esperar para uma antologia sobre amizade, estava me deparando com um ou outro enredo de terror que nunca representaria o conceito real de amizade pra mim - e que me perturbou bastante, inclusive -, além de um conto ou outro ter me dado a impressão de amizades bem superficiais e meramente ilustrativas. Enfim, eu sei que foram contos escolhidos a dedo, e por isso fico receosa por ter dito tudo isso, mas foi o que eu senti na leitura. Pelas resenhas positivas que vi, aparentemente o problema foi só comigo mesmo, então talvez você, leitor, possa gostar dela e tirar um proveito melhor do que eu.

de Gleize Costa

  Já fazia uns bons anos que eu não lia nada da Gleize, e enfim parei para ler Acima das Nuvens, um de seus lançamentos mais recentes ainda, e como eu bem lembrava dos demais livros dela que li, foi mais uma leitura gostosa, envolvente e por vezes emocionante. Um daqueles romances leves, mas sempre com mensagens lindas nas entrelinhas, e que acabam inclusive passando do enredo principal para outros sub-plots que cativam da mesma forma. Recomendo muito!

Solving for Ex
de LeighAnn Kopans

E para encerrar o post, enfim minha primeira leitura em inglês do ano, ainda que infelizmente não tenha sido tão boa como eu esperava. Na verdade, eu nem esperava grande coisa, uma vez que só queria treinar meu inglês e tal, mas o início da trama parecia promissor e envolto num clichê de garota apaixonada pelo melhor amigo que por sua vez gosta de outra; até mais ou menos a metade, eu estava bem imersa na leitura, simpatizando e mesmo me identificando com a personagem devido sua insegurança com novas amizades, porque eu era muito assim no colégio também, mas então o livro começa a tomar uns rumos que me deixaram meio com um pé atrás, para logo desconfiar totalmente de certas coisas e acabar quebrando a cara com todos os personagens ao redor da protagonista, inclusive o "pseudo" melhor amigo dela. Verdade seja dita, achei os garotos desse livro bem babacas e egoístas, ainda que um já fosse meio que esperado, mas o outro me deixou tão irritada que só terminei o livro porque tava no final - final este que, por sua vez me decepcionou mais ainda ao me entregar um romance apressado e digno de um new adult quando o livro é YA. Superficial, em outras palavras. Então ainda que eu tenha gostado da protagonista a maior parte do tempo, é verdade que muita confusão foi desnecessária e o final não salvou o romance, só deturpou ele. Infelizmente.

E é isso! Post meio atrasado, mas foi tudo isso que eu li em Junho, e felizmente a maioria das leituras foi muito boa. E vocês, o que me dizem agora? Querem ler ou já leram algum dos citados? Se sim, o que achou? Como foram suas leituras de Junho? ;)

Beijos,
Sâmmy