12 de nov. de 2021

6 Livros com Representatividade PCD

Quem me conhece sabe que não é de hoje que eu bato na tecla da representatividade PCD (pessoas com deficiência) nas mídias que consumimos, eu sempre me interessei por ver histórias além da minha bolha.

Só que isso ganhou um significado a mais desde que eu virei ostomizada, há quase cinco anos, então tenho procurado bater ainda mais nessa pauta e, mais ainda, também fazer a minha parte na criação de conteúdo dela no ponto de vista de alguém com uma ostomia.

Então, segue seis dicas de histórias que, cada qual a seu modo, tem um ou mais personagens com algum tipo de deficiência, seja ela física, visual, intelectual, auditiva, enfim... Da mesma forma que muitas não vão necessariamente girar em torno da deficiência porque, no fim, ninguém é resumido à ela.

De Olhos Fechados
de Lavínia Rocha

Sinopse: Ignorar é a solução, foi o que pensou Cecília quando alguns papéis beges começaram a surgir no seu quarto, na bolsa e nos seus livros. O que seriam aquelas ameaças e informações sem nexo? Quem estaria mandando? Como se não bastasse, a cada vez que os lê, uma imagem passa em sua mente. Talvez isso pudesse ser menos estranho se Cecília não fosse cega desde o dia que nasceu.
Para desorganizar ainda mais sua vida, Tiago o garoto novo da escola começa a balançar seu coração e a fazer com que sinta o que ela jamais sentiu. Sua dificuldade agora é acreditar no que sempre tentou passar às pessoas: ser cego não é sinônimo de limitação e tristeza.
Entre os desafios do dia-a-dia e da adolescência, Cecília se vê envolvida em um mistério que pode afetar sua vida e de todos os belo-horizontinos, e ela não vai descansar até descobrir e entender um grande segredo do passado da cidade que os livros de História jamais ousaram contar.

de Carina Rissi

Sinopse: Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a tia teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. Júlia faria qualquer coisa — qualquer coisa mesmo! — por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre... E então o milagre acontece: Berenice se recupera — e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil? É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo o que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente...

de Pedro Guerra
Disponível em audiobook na Storytel

Sinopse: Uma doença rara diagnosticada na infância nunca impediu Helena de enxergar o mundo, e mesmo com todos os obstáculos, ela é uma jovem alegre, independente e muito sensível. Mas é à noite que Lena sente seu coração se encher de dúvidas e agitação ao se "encontrar" com um misterioso rapaz que surge constantemente em seus sonhos. E, apesar de não enxergá-lo com nitidez, ela sabe exatamente como ele é. Um dia, seus pais precisam fazer uma viagem e a jovem é obrigada a ficar sozinha em casa. Quer dizer… não totalmente sozinha. Sua mãe havia contratado um rapaz para cuidar do jardim. E aquilo que parecia ser uma visita indesejada pode trazer uma enorme mudança em sua vida. Para sempre…

Correio Nada Elegante
de Marina Orli

Sinopse: Rie estava de malas prontas para passar as férias nas lindas praias do Recife com sua irmã gêmea e seus pais, quando foi pega no flagra matando aula. Como castigo, sua mãe decidiu que ela ficaria em Brasília, abrigada em um quarto bagunçado na casa dos tios, e ainda teria que ser voluntária na festa junina da Paróquia Santo Antônio. Tentando encarar o que parece ser um martírio, principalmente depois que é sorteada para a barraca do pastel (ninguém aguenta mais a piada racista do pastel de frango), a garota se surpreende com um admirador secreto que todas as noites envia uma mensagem pelo correio elegante da festa. Entre risadas e mistérios, venha se divertir com esse conto recheado de comidas típicas e amores secretos.

Estuda Comigo?
de Sâmella Bridges

Sinopse: Entre ser boa em humanas e mediana nas exatas, Annelise preferiria pelo menos uma vez na vida, tipo agora, ser aceitável na área de biológicas! Mas já que isso não é possível, ela resolve fazer do limão uma limonada e pede a ajuda de Isaac Oliveira com os estudos de Química Orgânica. Poderia o que começou como um encontro de estudo com um potencial crush se tornar algo mais?

Céu de Menta
de Camila Martins

Sinopse: Ana e João são vizinhos. E o que separa suas casas é apenas um jardim.
Mas, na concepção de João, a diferença dentro de cada lar era tão grande, que foi capaz de criar um universo que os separa além do gramado, gerando o seu planeta, verde e gelado e o de Ana, colorido e repleto de amor.
Ana é espectro autista, gosta de tudo lento para se adaptar. João, apesar de todos os seus pesares familiares, é dono de um coração de ouro.
Cada um com seu dom, seu jeito especial de enxergar o mundo e de reagir a ele.
Aos dozes anos eles se conheceram, aproximando seus planetas tão opostos.
Aos dezesseis eles já haviam construído um sentimento lindo e verdadeiro, além do imaginável.
A presença de João torna-se confortável para Ana. Ele é tranquilo como um céu matutino.
A presença de Ana torna-se emocionante para João. Ela é surpreendente como um céu crepuscular.
O amanhecer e o anoitecer... Tão opostos.
Qual cor o céu deveria ter para uni-los?