30 de jun. de 2018

[Tag] 50% - Melhores e piores leituras até agora em 2018

Metade do ano já passou e boa hora para avaliarmos o que lemos até agora, certo? Ainda que eu não tenha lido tanto como de costume nos anos anteriores nessa primeira metade do ano, mas ainda assim foi mais do que eu pensei que seria dado o meu ritmo baixíssimo de leitura logo no final do ano passado que resultou nos meses de Janeiro e Fevereiro sem ler nada, mas, passado é passado. Então bora lá estrear as tags aqui no blog com a 50%!

É uma tag já antiga, mas lembrando que ela foi criação original da Chami do canal IsThatChami em 2015 e então traduzida pelo Victor do Geek Freak. ;)

1. O melhor livro que você leu até agora, em 2018.

Sem sombra de dúvidas, Imã de Traste da Fê Friederick Jhones! Eu ainda pretendo trazer uma resenha para falar todos os pontos que amei na história, mas, basicamente, a narrativa da autora é ótima e envolvente, os personagens são cativantes, em especial o casal protagonista, que, além disso, possuem juntos uma química muito real mas também uma relação, antes do romance em si, muito bonita. Sem falar que mesmo em meio à diversão e aos suspiros, Fê ainda consegue emocionar o leitor com um segundo plot que, nossa, me fez chorar real. Melhor leitura até agora!


2. A melhor continuação que você leu até agora, em 2018.


De longe, a sequência de A Ilha dos Dissidentes, de Bárbara Morais, que li ainda no ano retrasado. Só esse ano tive a oportunidade de pegar A Ameaça Invisível para ler e, se eu já havia amado o primeiro, esse segundo conseguiu me deixar ainda mais boquiaberta e envolvida pelos novos rumos que a história de Sybil e seus amigos vem tomando. É incrível como Bárbara consegue falar temas atuais como preconceito e intolerância, dentro outros de cunho político, em um enredo que, inclusive, poderia muito bem se aproximar ou ser a nossa realidade, mesmo que fictício. Mal posso esperar para ler o terceiro e último livro da trilogia!


3. Algum lançamento do primeiro semestre que você ainda não leu, mas quer muito.


Sendo bem sincera, tem um tempo que não me atento muito aos lançamentos de cada mês, parte porque quero me focar nos livros que já tenho, parte porque esqueço de conferir o que há de novidade mesmo. Mas um que me chamou a atenção foi Um de Nós está Mentindo e, já vi críticas boas sobre ele, então tenho curiosidade na leitura sim.

4. O livro mais aguardado do segundo semestre.

E já engatando o fato de não estar atenta aos lançamentos, não me vem nenhum à cabeça no momento que esteja para sair nesse segundo semestre e que eu queira, rs.


5. O livro que mais te decepcionou esse ano.


Como dito no post de leituras de Abril, eu esperava muito de Pule, Kim Jo Soo devido à inspiração nos dramas coreanos e por envolver uma protagonista brasileira com um mocinho coreano, mas acabei quebrando a cara. O início da leitura foi muito bacana, mas da metade para o final foi tudo tão corrido e mal desenvolvido, com os protagonistas de repente perdendo a personalidade forte de antes, Marina principalmente, apresentando-se de uma forma quase patética depois e culminando num romance que nada tem a ver com os dos doramas de tão superficial e físico que foi, sem sentimento algum. Não penso em fazer resenha dele, mas se quiserem saber melhor minha opinião é só ver direto no post das leituras aqui, e, bem, foi uma grande decepção. 


6. O livro que mais te surpreendeu esse ano.


Eu já torcia muito por gostar de Clichê, de Carol Dias, desde antes de lê-lo, porque a história e mesmo o título dela já dava um gosto de coisas que amo em romances, mas eu acabei me surpreendendo muito positivamente durante a leitura! A começar pela leitura que permaneceu fluida e envolvente do início ao fim, e os personagens muitíssimo cativantes e bem construídos, principalmente dentro do círculo familiar da família Manning. E então o romance, que me agradou mais ainda por começar aos poucos, com o casal passando da posição de chefe e funcionária para amigos e só então para um casal, e de forma sempre muito fofa! É lindo o respeito que Killian tem com a Marina (segunda Marina nesse post, aliás, haha), e mais ainda a força que a personagem tem, sempre tomando as rédeas de tudo e logo mais assumindo grandes projetos inclusive da empresa do moço junto com ele. É mais um que espero trazer resenha em breve, mas de antemão: gostei demais e virou favorito!

7. Novo autor favorito (que lançou seu primeiro livro nesse semestre, ou que você conheceu recentemente).


Dadas as boas surpresas e melhores leituras do ano, sem dúvida alguma Fê Friederick Jhones e Carol Dias! Antes de conhecer seus trabalhos, eu já lia muitos elogios sobre eles e agora é que pretendo acompanhar suas histórias mais ainda! 

8. A sua quedinha por personagem fictício mais recente.

Ricardo Borba, ou simplesmente Rico, de Imã de Traste! É verdade que ele é um grande mulherengo no início da história? Com certeza! Mas é verdade que isso não o impede de ser um amor de pessoa, gentil e romântico do mesmo jeito? Sem dúvidas! Me apaixonei pelo jeito fofo e amigo dele de lidar com todos, principalmente com a Valerie, e quando está no modo familiar é ainda mais amor. Além disso, é um pediatra dedicado e que não mede esforços pelos seus pequenos pacientes. Dá para não ter uma quedinha assim?

9. Seu personagem favorito mais recente.

A Marina, de Clichê, porque, como já falei antes, eu gostei muito da força da personagem, por fugir do estereótipo de funcionária-chefe que já vi em livros similares, e por ser uma pessoa muito amiga, amável e divertida. A forma como ela se envolve com os filhos do Killian, mesmo como babá, é tão fofa e acaba os ajudando tanto no processo de superar a perda da mãe deles que por vezes fiquei emocionada. Ela também apoia e ajuda muito à Killian com questões da empresa, tanto antes como principalmente depois do romance engatar. Uma das personagens mais legais que conheci esse ano!

10. Um livro que te fez chorar nesse primeiro semestre.

O então segundo plot de Imã de Traste, com o Pedrinho, outro personagem muito amorzinho desse livro, e que me levou dos sorrisos às lágrimas - boa parte delas felizmente de alegria, então tá tudo bem, rs. 


11. Um livro que te deixou feliz nesse primeiro semestre.


A Distância que nos Separa, não por ter um enredo inovador ou plots surpreendentes, mas apenas por ter sido uma leitura tranquila e rapidinha daquelas que gosto para aliviar de enredos mais densos. Os personagens também foram bacanas e o romance foi fofo como já conhecia do padrão Kasie West de qualidade desde Namorado de Aluguel, então me deixou feliz por encontrar no livro exatamente o que eu esperava dele.

12. Melhor adaptação cinematográfica de um livro que você assistiu até agora, em 2018.

Não vi nenhuma, nem desse ano ou qualquer outro ano também.

13. Sua resenha favorita desse primeiro semestre (escrita ou em vídeo).


Eu gostei muito da de Um Ano Inesquecível aqui, mas já que não especifica exatamente resenha de livro (estou roubando, eu sei, rs), vou dizer principalmente a de A Love So Beautiful, que é especial para mim pois foi do meu primeiro drama chinês e que virou favorito logo em sequência, então podem conferi-la aqui também!

14. O livro mais bonito que você comprou ou ganhou esse ano.


Boston Boys e Surfistas, Beijos e um pé de pato; o primeiro porque a capa, mesmo simples olhando pela internet, parece mais bonita ainda ao vivo, e o segundo porque eu já gostava dessa capa desde antes, mas quando a encontrei ao vivo - mega achado num sebo aqui de Natal, aliás - fiquei mais apaixonada pelo tom de verde água dela, sem contar que ele possui ilustrações ao longo da leitura, pelo o que folheei brevemente e o início dos capítulos é bem fofo também. Talvez eu faça um post depois mostrando detalhes dele e de outros livros que acho lindos na minha estante e com fotos para vocês verem direitinho. ;)

15. Quais livros você precisa ou quer muito ler até o final do ano?

Há vários livros que preciso/quero ler ainda esse ano, mas alguns dos que tenho como prioridade para esse segundo semestre são: Sabores Mortais, da Bia Carvalho, para enfim concluir a leitura da trilogia, Amigas para Sempre, da Kristin Hannah, que inclusive vai ser meu contato com a autora após alguns anos sem ler nada dela, Contando Estrelas, da Luciane Rangel, que pude enfim adquirir o ebook na Amazon recentemente e estou ansiosa por ler, e A Caçadora 2 - Sussurro das Sombras, da Vivianne Fair, porque assim como Sabores Mortais, faz tempo que iniciei essa trilogia e quero continuar.

Esse foi o meu resumo de 50% do ano! E vocês, o que me dizem? Já leram ou querem ler algum dos livros citados? Pretendem fazer ainda ou já fizeram essa tag no blog de vocês, aliás?

Beijos,
Sâmmy